ATAM

Natureza, arte, sabor e muita história para contar.

Buscar

Acompanhe

Youtube Pinterest Facebook

06 de
Janeiro

Festa de Reis - Aiuruoca 2019

 Folia de Reis, conhecida também como Reisado ou Festa de Santos Reis é uma manifestação religiosa, porém, também classificada como folclore.

Praticada especialmente pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, tem o intuito de rememorar a viajem dos Três Reis Magos, que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do prometido Messias (O Menino Jesus Cristo), para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes.

Em Aiuruoca, a tradição já é secular, durante a festividade, a história bíblica é contada em forma de música e dança, com visitas aos lares pedindo prendas e, no fim do giro pelas casas, faz-se uma grande festa na casa dos festeiros, quando, finalmente, o Presépio é encontrado.

Na festa, animada por música de raiz, são servidos pratos da gastronomia local, como leitão a pururuca, arroz, tutu de feijão, macarronada e doces.Na ocasião, há o hábito de se realizar o terço de São Gonçalo, outra tradição secular do município de Aiuruoca.

Fechar

Localização

Local: Povoados Rurais de Aiuruoca - Zona Rural
Site: www.aiuruoca.mg.gov.br
E-mail: turismo@aiuruoca.mg.gov.br

Fechar

Notícias Relacionadas

Fechar
Descritivo Localização Cidade

Festa de Reis - Alagoa 2019

06 de janeiro de 2019

 As Festas de Reis são eventos que mesclam religiosidade e folclore. Para a maioria do povo que comparece a essas festas daqui da cidade, é uma festa religiosa e realmente, eles têm devoção aos Santos Reis. Todavia, uma grande parcela da população já a vê como uma festa folclórica e uma manifestação da Cultura popular, por seus muitos rituais.

A festa é uma forma de recontar a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus, quando de seu nascimento em Belém. Essa forma de contar essa História Bíblica é musicada, faz visitas aos lares pedindo prendas e, no fim do giro pelas casas, faz uma grande festa em uma casa - a casa dos festeiros - quando, finalmente, o Presépio é encontrado. Na festa são servidos pratos da gastronomia local, como leitão a pururuca, arroz, tutu de feijão, arroz, macarronada. Faz-se, geralmente, algum forró ou também se realiza um Terço de São Gonçalo, outra manifestação com as mesmas características folclóricas e/ou religiosas das Festas de Reis.

Além das festas que tradicionalmente acontecem nas residências na zona rural, já estará na quarta edição, uma festa que acontece na praça central de Alagoa, promovida pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário, festa essa onde é servido o arroz doce, outro formato antigo da mesma festança, ou seja, a festa de Reis com doces.

Fechar
Fechar

Localização

Local: Bairros da Campina, do Rio Acima e do Condado
Site: www.alagoamg.gov.br

Fechar

Notícias Relacionadas

Fechar

FESTA DE REIS - Pouso Alto 2019

06 de janeiro de 2019

 A celebração ocorre em vários locais, os foliões visitam várias casas e localidades, na cidade e na zona rural. A festa especificamente ocorre na frente de alguma casa ou em um recinto comunitário nas comunidades rurais, e é promovida por festeiros que se comprometeram no decorrer do ano. Barracas para consumo de alimentos doces ou salgados e bebidas são montadas no local onde há músicas e danças.

Fechar
Fechar

Localização

Local: Bairros rurais, mais especificamente nos bairros Ribeirão, Cachoeira e Berberia.

Fechar

Notícias Relacionadas

Fechar

Folia de Reis - S.S. do Rio Verde 2019

06 de janeiro de 2019

 Festa popular folclórica realizada todos os anos na casa do conhecido e devoto de Santo Reis Sr. Vicente Félix. Seus familiares decidiram darem continuidade a esta tradicional festa do município. A festa acontece sempre no dia 06 de janeiro, mas é realizada sempre no fim de janeiro, no Bairro Rural Porto, há 02 km da cidade. A Festa de Santos Reis reúne grupos de folias de reis de nosso município e da Região. Muitas pessoas e devotos vem assistir a cerimônia do Santo Reis e a cantoria em louvor dos foliões e logo em seguida começa um animado forró para todas as idades que prossegue no decorrer da noite.

Fechar
Fechar

Localização

Local: Bairro Rural Porto ( 2 km da cidade).

Fechar

Notícias Relacionadas

Fechar

Festa de Reis - Itamonte 2019

06 de janeiro de 2019

 A Festa de Reis é um evento que valoriza a cultura popular brasileira, mesclando religiosidade e folclore. A festa tem por objetivo comemorar e recontar a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus, através de seus rituais. Grande parte do publico participante prestigia o evento em devoção aos Santos Reis. Todavia uma parcela bastante crescente do publico observam o mesmo numa ótica de manifestação da Cultura popular, devido à curiosidade despertada durante as festividades.

Fechar
Fechar

Localização

Local: Bairros Colina e Morro Grande e Campo Redondo
Site: www.itamonte.mg.gov.br

Fechar

Notícias Relacionadas

Fechar

Festa de São Sebastião - Passa-Quatro 2019

11 a 20 de janeiro de 2019

  Festa do Padroeiro da cidade comemorada com eventos festivos religiosos, como: novenas, missas e procissões.


Do dia 11 a 19 acontece a Novena de Celebrações nas Comunidades e no dia 20 o encerramento da Festa de São Sebastião com Missas e Procissão na Igreja Matriz.

Fechar
Fechar

Localização

Local: Itinerante
E-mail: paroquiasaosebastiaop4@hotmail.com

Fechar

Notícias Relacionadas

Fechar

Festa São Sebastião - Alagoa 2019

11 a 20 de janeiro de 2019

 As Festas de São Sebastião, em Alagoa, realizam-se na sede da cidade e no Bairro Campina e geralmente, são precedidas de uma Novena, com Missas diárias, leilões, barracas com guloseimas próprias, salgados e bebidas. Também são comuns os forrós com sons mecânicos ou com bandas musicais contratadas para a animação do povo. No dia da Festa em si, há a Missa Solene, seguida da Procissão do Mártir São Sebastião, bênção de animais, animados leilões, forró e muita animação.

 

Fechar
Fechar

Localização

Local: Bairro da Campina/Matriz de Nossa Senhora do Rosário
Site: www.alagoamg.gov.br

Fechar

Notícias Relacionadas

Fechar

Dia do Padroeiro do Município: O Mártir São Sebastião - S.S. do Rio Verde 2019

11 a 20 de janeiro de 2019

 A semana do padroeiro é comemorada do dia 11 ao dia 20 com novena, bingos de prendas e um grande leilão de gado no dia do padroeiro. O leilão recebe a visita de vários fazendeiros da região. A festa do padroeiro é a demonstração de religiosidade em nosso município, uma festa que acontece já há muitos anos. O Centro Comunitário São Sebastião é o local onde são realizados os bingos, leilões, além do funcionamento do barzinho com as delícias preparadas pelas cozinheiras de nossa cidade.

Fechar
Fechar

Localização

Local: Centro Comunitário São Sebastião

Fechar

Notícias Relacionadas

Fechar

Festa de São Sebastião - Itanhandu 2019

20 de janeiro de 2019

 Novena e outras atividades religiosas e culturais.

 

Maiores informações: 

www.facebook.com/seturitanhandu

 

Fechar
Fechar

Localização

Local: Igreja de São Sebastião - Bairro Jardim
Site: www.itanhandu.mg.gov.br

Fechar

Notícias Relacionadas

Fechar

Festa de São Sebastião - Pouso Alto 2019

23 de janeiro de 2019

 Durante a Festa, precedida de novena/tríduo e celebração com bênçãos especiais, há leilão de gados e de prendas.
A Capela de São Sebastião representa traduz a cultura comunitária e sua arquitetura remete aos primórdios da Comunidade do Ribeirão, o Século XIX.

Fechar
Fechar

Localização

Local: Praça do Bairro Ribeirão

Fechar

Notícias Relacionadas

Fechar
Loading...

Compartilhe